Web Educação Sexual

Web Educação Sexual

O Projeto WebEducaçãoSexual é organizado, desde 2013, em parceria com os Grupos de Estudos e Pesquisa: GEISEXT do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL); LabEduSex da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Observatório da Sexualidade do Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Em 2019, o NUSSERGE, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina, integra-se às atividades desse Grupo, participando da realização das webinares.
Uma webinar é um seminário que acontece totalmente online, com o uso de ferramentas de webconferência. Utilizando recursos educativos digitais, as webinares pretendem garantir aos participantes novas aprendizagens nas áreas supracitadas. É uma forma simples para que profissionais ou leigos atualizem, compartilhem e problematizem conhecimentos, exponham dúvidas e ideias com seus/suas pares. Por meio das webinares são trabalhados conhecimentos atualizados, recursos pedagógicos e sugestões metodológicas, assim como competências profissionais e pessoais para a educação sexual, numa perspectiva emancipatória. Outrossim, as webinares respondem uma lacuna existente na formação inicial e continuada pela metodologia utilizada (Dilma Lucy de FREITAS, Gabriela Dutra de CARVALHO, Marta CASEIRITO, 2018). Cabe destacar que as Webinares são, igualmente, espaços de produção de conhecimento, podendo gerar pesquisas sobre os temas abordados segundo os/as participantes, bem como sua caracterização.
Em seu histórico, o Projeto WebEducaçãoSexual conta com a organização de mais de 50 webinares e aproximadamente 40 mil visualizações acessadas por professoras/es e profissionais de diferentes áreas de formação, níveis de ensino e localidades nacionais e européias (Portugal e Espanha). Este Projeto dispõe, ainda, de uma midiateca, oriunda das webinares, sendo possível acessá-la pelo site https://www.webeducacaosexual.com/o-que-e-uma-webinar/.

Palavras chave: educação sexual; sexualidade; gênero; webinares; violências de gênero; diversidade sexual.

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Contribuir para a formação continuada em educação sexual, abrangendo as áreas da sexualidades, violência sexual, gênero e diversidade sexual;
  • Promover práticas pedagógicas emancipatórias e voltadas à equidade de gênero;
  • Organizar e disponibilizar uma midiateca.